Seguidores do Blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

OEI seleciona Consultores(as) para avaliação de projetos em EAD


A OEI - Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, no âmbito do Projeto OEI/BRA/09/004, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará contratação de pessoa física na modalidade produto, conforme descrito a seguir:

Qualificação 97/01: Área de Atuação: Educação e Educação a Distancia. Profissional com Graduação em Ciências Humanas, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Profissional com Experiência mínima de 2 anos em gestão e acompanhamento de programas sociais; Experiência mínima de 03 (três) anos em formulação, implementação e avaliação de processos e projetos de educação à distância, ou de educação ambiental, do campo, indígena, quilombola ou de educação e comunidade; Disponibilidade para viajar.
Nº de Vagas 05 (cinco), cada uma vinculando seus produtos a um dos seguintes cursos da Rede: Educação Ambiental; Educação para a Diversidade; Educação de Jovens e Adultos na Diversidade; Gênero e Diversidade na Escola e Educação em Direitos Humanos.
Os interessados deverão enviar o currículo no MODELO PADRÃO (anexo disponível homepage: www.fnde.gov.br – Editais) de 20/09/09 a 26/09/09, para o endereço eletrônico dipro_cgpci_contratos@fnde.gov.br, no formato “.doc” (Word), indicando obrigatoriamente o Edital e a qualificação pretendida no campo Assunto.
Serão DESCONSIDERADOS os currículos remetidos após a data limite indicada neste edital, que não estejam no padrão e formato solicitados e que não especifiquem o edital e a qualificação pretendida
O Edital completo estará disponível no site www.oei.org.br – Licitações

Em atenção às disposições do Decreto nº 5.151, de 22 de julho de 2004 é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

A qualquer tempo, os presentes editais poderão ser alterados, revogados ou anulados, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Coordenação Nacional do Projeto, seja por interesse público ou de exigência legal, sem que isso implique em direitos a indenização e/ou reclamação de qualquer natureza.
Estas contratações serão efetuadas mediante processo seletivo simplificado (análise de currículo e entrevista), a ser realizado com currículos válidos e maior pontuação, sendo exigida, destes profissionais, a comprovação da habilitação profissional e da capacidade técnica ou científica compatível com os trabalhos a serem executados. Poderá ser criado um banco de reserva de profissionais, em número igual ao solicitado, para posterior seleção, em caso de necessidade de novos recrutamentos e seleções.

Termo de Referência disponível no site http://www.oei.org.br/pdf/selecoes/2009/TOR_97_2009.pdf

domingo, 20 de setembro de 2009

Senad abre pré-inscrição para curso de prevenção a uso de drogas

O curso terá início em outubro deste ano e será promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso é gratuito, oferecido na modalidade de ensino a distância, com carga horária de 120 horas, tem a duração de três meses e certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Poderão participar conselheiros que atuam nos Conselhos: de Segurança; Sobre Drogas; Tutelar; dos Direitos da Criança e do Adolescente; da Educação; da Saúde; da Assistência Social; do Conselho Escolar; do nselho da Juventude, do Idoso, do Trabalho, Populações Afrodescendentes, dentre outros.
O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas e convergentes com a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), a Política Nacional sobre o Álcool (PNA) e o Sistema Único de Segurança Pública.
 
Pré-Inscrições: De 15 a 30 de setembro

Abertas inscrições para curso a distância sobre controle social e cidadania

A Controladoria-Geral da União (CGU) abrirá, no período de 17 a 23 de setembro de 2009, inscrições para o curso a distância Controle Social e Cidadania. Serão oferecidas 1.040 vagas, divididas em 26 turmas, que terão atividades entre os dias 24 de setembro e 28 de outubro de 2009, num total de 40 horas. Os objetivos do curso, voltado a conselheiros e agentes públicos municipais, lideranças locais, professores, estudantes e cidadãos em geral, são incentivar a atuação no controle social das ações de governo e promover a melhor aplicação dos recursos públicos.
 
O curso será estruturado em três módulos:
Módulo I - A participação popular no Estado brasileiro
Módulo II - O controle das ações governamentais
Módulo III - O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis
Para participar, basta ter acesso à internet, um endereço eletrônico e conhecimentos básicos do sistema operacional Windows e do editor de textos Word. A avaliação terá como base a participação no curso e nos fóruns de discussão. Os alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://ead.serpro.gov.br/cursos/ControleSocial/Apresentacao.asp.
 
Escola Virtual da CGU
A Escola Virtual da CGU é uma iniciativa que visa contribuir para a promoção da integridade pública e para a prevenção da corrupção, por meio de ações educativas. As atividades desenvolvidas concentram-se em duas grandes áreas temáticas: educação para a cidadania e fortalecimento da gestão pública. Entre as atividades relacionadas ao primeiro tema estão cursos, vídeos e publicações voltadas para cidadãos, com o objetivo de promover o controle social e orientar sobre como os gastos públicos podem ser controlados.
Na segunda área temática, são desenvolvidas ações voltadas para servidores públicos. Essas atividades objetivam fortalecer a gestão pública, por meio da capacitação de servidores públicos em temas como licitações e contratos administrativos, convênios e controle interno.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço www.cgu.gov.br/EscolaVirtual.
 
Serviço
Curso Controle Social e Cidadania
Inscrições: de 17 a 23 de setembro de 2009, pelo endereço https://ead.serpro.gov.br/cursos/ControleSocial/Apresentacao.asp
Período das aulas: 24/09 a 28/10/2009
Informações: (61) 3412-6479, ead.controlesocial@cgu.gov.br ou ead.esaf9@fazenda.gov.br
 Assessoria de Comunicação Social
(61) 2020-6740 / 2020-6850 / 2020-7271
imprensacgu@cgu.gov.br
http://www.cgu.gov.br
fonte:

terça-feira, 15 de setembro de 2009

UNEB oferece cursos de especialização gratuitos a distância - BA

PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA: 1.520 VAGAS
UNEB abre 1.520 vagas para Cursos gratuitos de Pós-graduação lato sensu na modalidade Educação a Distância (EaD) - Oferta tem parceria do programa federal Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Inscrições: de 15/setembro a 13/outubro, exclusivamente pela Internet


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) abre processo seletivo para cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu na modalidade educação a distância (EaD).
Estão sendo oferecidas 1.520 vagas para quatro cursos de especialização - Gestão de Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Educação a Distância -, distribuídas em 20 pólos, sediados em cidades do interior do estado.
As inscrições para as pós-graduações devem ser efetuadas de 15 de setembro a 13 de outubro, exclusivamente pela internet, através dos endereços eletrônicos www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br. O processo está sendo realizado concomitantemente ao Vestibular 2010 da universidade.
Os candidatos devem efetuar o pagamento, através de boleto bancário, da taxa de inscrição, no valor de R$100. Todos os passos e requisitos para o processo seletivo estão detalhados no edital e no termo aditivo da seleção.
“Nossas especializações têm a mesma importância de qualquer pós-graduação presencial. No entanto, temos o diferencial da gratuidade. Assim, ratificamos nosso compromisso com a inclusão social, chegando a municípios de diversas regiões do estado”, enfatiza Silvar Ribeiro, que coordena a Gestão de Projetos e Atividades na Modalidade a Distância (Gead) da UNEB.
As pós-graduações têm carga de 420 horas-aula, que compreende o período de 18 meses de curso.
Os candidatos devem ficar atentos ao conteúdo programático da prova de seleção, que acontece no dia 6 de dezembro, no turno vespertino.
Os locais de realização da prova serão divulgados nos mesmos sites das inscrições. Os portões vão abrir às 14h30 e serão fechados às 14h50. Os concorrentes terão duas horas para responder as questões do processo seletivo.
Os cursos e o processo seletivo em EaD oferecidos pela UNEB estão em conformidade com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
Informações: Comissão Permanente de Vestibular (Copeve)/UNEB - Tel.: (71) 3117-2389.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Videoconferência - Sistemas Setoriais de Cultura: Redes de Audiovisuais e Sistemas de Museus

Dando continuidade ao Programa de Formação e Qualificação em Cultura iniciado em 2008, que tem como objetivo capacitar gestores públicos e agentes culturais para atuarem na elaboração de projetos, captação de recursos e gerenciamento de ações na área cultural, será realizada no dia 08 de setembro de 2009 das 14:00h às 18:00h, uma videoconferência abordando o tema Sistemas Setoriais de Cultura: Redes de Audiovisuais e Sistemas de Museus.
O painel terá como participantes Daniel Rangel, Diretor de Museus do IPAC, Lorena Coelho, Coordenadora de Redes Produtivas em Cultura, e Ângela Andrade, Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura.
O Programa supracitado prevê para 2009 a realização de 07 (sete) videoconferências abordando diversos temas vinculados às políticas de cultura do estado, tendo a primeira dessa série de 2009 ocorrido em 27 de abril. Os participantes que obtiverem neste ano uma freqüência em 70% (5) das videoconferências receberão o Certificado de Participação conferido pela Secretaria de Cultura do Estado.
A transmissão será pela Rede de Videoconferência do Instituto Anísio Teixeira, nas salas da rede IAT nos municípios e endereços que se encontram em anexo, e através da internet, no site htpp://ead.sec.ba.gov.br/media.
Fonte: Renata Reis Representante Territorial da Cultura Região Metropolitana de Salvador Superintendência de Cultura - Sudecult Secretaria de Cultura - Secult/ Ba 71 3116.4072 renata.reis@cultura.ba.gov.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Univesp lança cursos

27/8/2009
Por Thiago Romero e Heitor Shimizu

Agência FAPESP – O Governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira (26/8) os primeiros cursos semipresenciais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa de expansão do ensino superior público no Estado. O lançamento ocorreu no Espaço Univesp, no centro da capital, e marcou também a estreia do canal digital Univesp TV.

O primeiro curso da Univesp será a graduação em Pedagogia, a ser oferecido a partir do primeiro semestre de 2010 a professores da rede pública e privada, com 1.350 vagas iniciais. O curso está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

A Univesp é um programa gratuito do governo estadual que tem como objetivo expandir o ensino superior público de qualidade, aumentando e distribuindo o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas.

“Hoje é um dia histórico. Estamos dando um ponto de partida, um avanço em matéria de qualidade na difusão do ensino superior em São Paulo. Será um marco na história do ensino em nosso Estado e no Brasil”, disse o governador José Serra.

Os cursos serão desenvolvidos em parceria com a Unesp, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Participam da Univesp outras instituições como a FAPESP, a Fundação Padre Anchieta, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo e a Imprensa Oficial.

“Serão cursos muito bem estruturados e de qualidade, dados pelas melhores universidades de que dispomos. Estou otimista no diagnóstico e também na ação”, disse Serra. O governador também enfatizou a importância da Univesp para a qualificação dos professores da rede pública e privada em São Paulo e convocou os secretários estaduais a darem palestras para serem exibidas pela Univesp TV.

O secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, destacou a importância de se ampliar o acesso ao ensino superior. “O programa tem um caráter agregador e trabalha com o compromisso pela qualidade do ensino a ser oferecido. A ideia é fazer com que a virtualidade da Univesp possa oferecer, por mais paradoxal que isso pareça, um caráter de realidade e presença, de modo a ampliar o tempo e o espaço na atuação das instituições de ensino do Estado e aproveitar as formas utilizadas em várias universidade de ponta no mundo”, disse.

Segundo Vogt, a proposta é que “com” e “pela” Univesp “o jovem vá à universidade e a universidade também possa ir até a sua juventude”. “Com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, deveremos ampliar o número de vagas ofertadas, promover maior flexibilização do ponto de vista temporal e oferecer maior abrangência geográfica na oferta dos cursos”, apontou.

Participaram da cerimônia do Espaço Univesp (antigo Teatro Franco Zampari) o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, o secretário de Cultura, João Sayad, o presidente do conselho curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima, o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Também estavam presentes o diretor-presidente da FAPESP, Ricardo Renzo Brentani, o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, e os reitores da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e da USP, Suely Vilela Sampaio, também conselheiros da Fundação, além de
representantes da Unicamp e de diversas outras instituições.

Primeiros cursos
As inscrições para o processo seletivo do Curso de Pedagogia serão realizadas ainda este ano. Com 40% das atividades no modo presencial, realizadas nos cerca de 30 polos distribuídos pelo Estado, o curso terá três anos de duração e carga horária total de 3.390 horas.

Para se inscrever, o candidato deverá estar em atividade docente na rede pública ou privada no Estado de São Paulo. A expectativa é que ao longo dos próximos dois anos sejam abertas 5 mil vagas.

Entre os outros cursos previstos pela Univesp estão o de Especialização em Filosofia, Extracurricular de Inglês Básico e Extracurricular de Espanhol Básico.

“Atualmente, o ensino semipresencial está praticamente concentrado nas universidades privadas. É um desafio para as universidades públicas usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para mostrar que elas também conseguirão seguir essa tendência e oferecer cursos de qualidade. Por
estar distribuída por todo o interior do Estado, a Unesp tem um papel social muito importante e nós conhecemos muito bem essa responsabilidade”, disse Voorwald.

Durante a cerimônia no Espaço Univesp também foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Ensino Superior e o Centro Paula Souza para a oferta de 3,2 mil vagas no curso de graduação semipresencial Tecnologia em Processos Gerenciais, a ser realizado no segundo semestre de 2010.

Desde o mês passado, cerca de 200 professores das Fatecs participam de curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Ensino Superior para o desenvolvimento de conteúdos para esse curso e para uso de metodologias on-line em cursos presenciais.

TV digital
A participação da Fundação Padre Anchieta, com a implantação da tecnologia digital no seu sistema de televisão, permitiu a criação da Univesp TV, um canal aberto dedicado exclusivamente à programação da universidade virtual.

A Univesp TV traz programas diretamente ligados aos cursos oferecidos, além de documentários, entrevistas e filmes. Para assistir na cidade de São Paulo é preciso sintonizar um conversor de TV digital no canal 2.2.
Fora da capital, o sinal pode ser captado por parabólicas digitais na polarização vertical, na frequência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).
Programas da Univesp TV têm sido veiculados desde abril pela TV Cultura todas as terças-feiras, às 23h10.

Segundo Markun, o lançamento da Univesp TV marca, além da disponibilização de um canal aberto com programação pedagógica e cultural ao grande público, a inauguração da TV digital no Brasil.
“Estamos lançando um canal digital com mais conteúdo e programação diferenciada, dando a oportunidade de educação de qualidade e gratuita para milhões de pessoas no Estado de São Paulo e, talvez, em um segundo momento, no Brasil inteiro”, disse.

“Estamos inovando e andando na frente em um novo caminho da televisão brasileira que oferecerá mais cultura, conhecimento e educação, de modo que a TV digital seja muito mais do que somente um salto tecnológico do ponto de vista da qualidade de imagem”, destacou o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta.

Plataforma virtual
Para chegar ao grande público a Univesp optou por usar o que há de mais avançado em tecnologia de internet para fins educacionais. Para isso, conta com a colaboração do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP.

A plataforma a ser utilizada pelos alunos da Univesp está sendo desenvolvida no âmbito do projeto Aprendizado Eletrônico (Tidia-Ae), que reúne diversos grupos de pesquisa no Estado de São Paulo.

O Tidia-Ae é um ambiente virtual de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas que permite o desenvolvimento de atividades pedagógicas por meio da internet.

“Com a Univesp, a difusão do conhecimento pela internet, que sempre foi considerada a ferramenta do futuro, será muito mais rápida, poderosa e eficiente. Essa é uma iniciativa muito importante e a FAPESP está muito satisfeita em participar”, disse Brentani, diretor-presidente da FAPESP.

“Acho que os projetos de pesquisa vinculados à Fundação poderão ser utilizados para a elaboração de materiais didáticos nesse programa e, certamente, alguns dos cursos deverão evoluir para mestrados e doutorados que poderão vir a ser apoiados pela FAPESP”, disse.

Univesp: www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UAB e Fiocruz abrem 1.410 vagas para cursos de saúde pública

Inscrições até 15 de agosto

Estão abertas inscrições para a seleção de 1.410 alunos para três cursos de aperfeiçoamento em saúde pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fundação e Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O prazo vai até 15 de agosto.

Ofertados a distância em 18 polos das regiões Nordeste, Norte e Sudeste, os cursos Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária são voltados para profissionais de nível superior e têm início em setembro.

Para concorrer é necessário ter nível superior em qualquer área de formação. A seleção leva em conta o currículo e uma carta de intenção do candidato.

Cursos

O curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde pretende formar pessoas para multiplicar a educação para a saúde em nível local. A capacitação destina-se a trabalhadores das áreas de educação e saúde do SUS atuantes nas áreas de gestão, formação, cuidado e controle social. A carga horária total é de 190 horas, sendo 40h presenciais e 150h a distância, a serem cumpridas em cerca de nove meses.

Já o curso de Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde tem o objetivo de capacitar três profissionais por município para planejamento, elaboração, execução e avaliação de projetos de investimentos do SUS. Ele é destinado a pessoas vinculadas a secretarias municipais, estaduais, coordenações regionais e unidades de saúde. A carga horária é de 212 horas, sendo 72h presenciais e 140h a distância, a serem cumpridas em oito meses.

O curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária pretende qualificar profissionais para promoção de ações no sentido de informar sobre riscos à saúde envolvidos na produção, circulação e no consumo de bens e serviços. Em especial, volta-se para o ensino em todos os níveis da educação formal e informal e junto a comunidades.

O público-alvo são docentes de instituições de ensino públicas e privadas que atuam em coordenação, em disciplinas e em direção de cursos de educação básica e superior, em especial, dos campos da saúde e da educação. A carga horária total é de 180 horas, com 48h presenciais e 132h a distância, a serem cumpridas entre nove e 12 meses.

Os pedidos de inscrição devem ser feitos via internet em páginas específicas de cada curso. Além de efetuar o pedido de inscrição, o candidato deverá também enviar exclusivamente pelos Correios toda a documentação requerida.

O edital está disponível em http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital885v21.pdf
(Assessoria de Imprensa da Capes)

Fonte: JC e-mail 3816, de 30 de Julho de 2009

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Encontro Mineiro de Software Livre 2009 - MG

O Encontro Mineiro de Software Livre 2009 acontecerá entre os dias 13 a 17 de Outubro de 2009 nas dependências da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

A organização do evento convida a comunidade a enviar trabalhos até o dia 15 de agosto de 2008 através do sítio
http://emsl.softwarelivre.org/participe/.

Em 2008 o evento inovou na forma de avaliação dos trabalhos, incluindo uma fase de aprimoramento. Nessa fase, qualquer pessoa pode contribuir com o aprimoramento de palestras através de comentários feitos pelo sítio do EMSL. Os palestrantes, por sua vez, podem modificar suas propostas para aproveitar os comentários que julguem pertinentes. Esse ano, as propostas ficarão disponíveis para aprimoramento a partir da data de submissão até o dia 30 de agosto.

Os trabalhos serão avaliados considerando, inclusive, a fase de aprimoramento e os palestrantes serão comunicados do resultado até o dia 5 de setembro.

Os trabalhos deverão ser registrados em uma das seguintes trilhas:

* Iniciantes
Palestras e mini-cursos para o público iniciante: introdução ao software livre; por que usar e contribuir com software livre; introdução a licenças, patentes; por onde começar, onde pedir ajuda; softwares para iniciantes usarem; como contribuir.

* Negócios/Governo
Palestras dirigidas ao público de negócios e governo: casos de uso e desenvolvimento de software livre em órgãos do governo ou empresas; apresentação de softwares livres para gestão; padrões adotados pelo governo; e demais palestras que possam ajudar o empresariado e governo a se beneficiarem e contribuírem com software livre.

* Sessão Técnica
Palestras e mini-cursos voltados ao público com experiência técnica em software livre: - Desenvolvimento: ferramentas para o desenvolvimento de software livre; bibliotecas; linguagens de programação; palestras de como contribuir e desenvolvimento de software básico. - Administração de sistemas e segurança: softwares/sistemas de monitoramento; segurança utilizando software livre; protocolos de gerenciamento e banco de dados.

- Computação gráfica: licenciamento de arte; ferramentas livres para criação de arte livre; padrões abertos. - Documentação e Tradução: ferramentas, procedimentos e projetos para documentação e tradução de software livres.

* Acadêmico
Palestras para a apresentação de trabalhos acadêmicos: estudo sobre o software livre, comunidade, modelo de desenvolvimento, qualidade de software; trabalhos que resultaram em produção de software livre, protocolos ou padrões abertos.

* Filosofia/Cultura
Questões sobre direito intelectual para desenvolver software livre; modelo de desenvolvimento de software livre; interação com comunidade de desenvolvedores de software livre, uso de licenças; entre outros.

-=Sobre o EMSL=-
O Encontro Mineiro de Software Livre acontece anualmente em Minas Gerais. O EMSL foi criado em 2004 com o objetivo de fomentar a aproximação e o intercâmbio entre os vários grupos que utilizam o software livre no estado, assim como incentivar seu uso por novos grupos.

Atenciosamente
Equipe EMSL 2009

terça-feira, 28 de julho de 2009

I Seminário Internacional de Formação de Professores através da Educação a Distância (I SIFPED) - RJ

No dia 4 de agosto, a Fundação Cecierj, com apoio Secretaria de Ciência e Tecnologia e FAPERJ, organiza o I Seminário Internacional de Formação de Professores através da Educação a Distância (I SIFPED). O evento, que terá 100 vagas para o público, contará com a presença dos professores doutores do Center for Technology in Learning and Teaching (CTLT) da Iowa State University.

O objetivo do seminário é reunir profissionais com vasta experiência no uso de novas tecnologias para educação, incluindo o uso da modalidade de "Educação a Distância" no contexto da formação de professores em nível de graduação e pós-graduação nos EUA. Esta será uma oportunidade para a comunidade técnico-científica carioca trocar experiências com renomados professores.

Além dos painéis de troca das experiências no contexto americano e brasileiro, ocorrerão palestras dos professores americanos Ann Thompson, cientista sênior em psicologia educacional e atual diretora do CTLT, Ana Paula Correia, professora assistente do CTLT e doutora em Sistemas de Tecnologia Instrucional pela Universidade de Indiana, Connie Hargrave, professora associada do CTLT e professora de Integração de Tecnologia no curso de graduação Ensino e Aprendizado, Clyciane Michelini, coordenadora de desenvolvimento instrucional do CTLT e coordenadora da modalidade a distância do programa de mestrado em educação com especialização em currículo e tecnologia instrucional, Denise Schmidt é professora assistente do CTLT e doutora em "Curriculum and Instructional Technology" pela Iowa State University, e Patricia Leigh, professora associada do departamento "Curriculum & Instruction" da Iowa State University.

As palestras versarão sobre os seguintes temas:

- Desenvolvimento profissional de professores em educação a distância - Desenhando experiências colaborativas para EaD. - Técnicas de desenvolvimento de cursos em ensino a distância. - Suporte aos estudantes em educação a distância. - TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) Framework em educação a distância. - Aspectos multuculturais do aprendizado a distância.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia do evento, somente pela internet, na página www.cederj.edu.br/seminario. O valor da inscrição é de R$40,00, através de depósito em conta especificada no site. Mais informações pelo telefone (21) 2334.1596 ou pelo site: http://www.cederj.edu.br/seminario

I Seminário Internacional de Formação de Professores através da Educação a Distância (I SIFPED) - RJ

No dia 4 de agosto, a Fundação Cecierj, com apoio Secretaria de Ciência e Tecnologia e FAPERJ, organiza o I Seminário Internacional de Formação de Professores através da Educação a Distância (I SIFPED). O evento, que terá 100 vagas para o público, contará com a presença dos professores doutores do Center for Technology in Learning and Teaching (CTLT) da Iowa State University.

O objetivo do seminário é reunir profissionais com vasta experiência no uso de novas tecnologias para educação, incluindo o uso da modalidade de "Educação a Distância" no contexto da formação de professores em nível de graduação e pós-graduação nos EUA. Esta será uma oportunidade para a comunidade técnico-científica carioca trocar experiências com renomados professores.

Além dos painéis de troca das experiências no contexto americano e brasileiro, ocorrerão palestras dos professores americanos Ann Thompson, cientista sênior em psicologia educacional e atual diretora do CTLT, Ana Paula Correia, professora assistente do CTLT e doutora em Sistemas de Tecnologia Instrucional pela Universidade de Indiana, Connie Hargrave, professora associada do CTLT e professora de Integração de Tecnologia no curso de graduação Ensino e Aprendizado, Clyciane Michelini, coordenadora de desenvolvimento instrucional do CTLT e coordenadora da modalidade a distância do programa de mestrado em educação com especialização em currículo e tecnologia instrucional, Denise Schmidt é professora assistente do CTLT e doutora em "Curriculum and Instructional Technology" pela Iowa State University, e Patricia Leigh, professora associada do departamento "Curriculum & Instruction" da Iowa State University.

As palestras versarão sobre os seguintes temas:

- Desenvolvimento profissional de professores em educação a distância - Desenhando experiências colaborativas para EaD. - Técnicas de desenvolvimento de cursos em ensino a distância. - Suporte aos estudantes em educação a distância. - TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) Framework em educação a distância. - Aspectos multuculturais do aprendizado a distância.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia do evento, somente pela internet, na página www.cederj.edu.br/seminario. O valor da inscrição é de R$40,00, através de depósito em conta especificada no site. Mais informações pelo telefone (21) 2334.1596 ou pelo site: http://www.cederj.edu.br/seminario
Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.