Seguidores do Blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tecnologia: Venezuela utilizará satélite próprio para telemedicina e educação a distância

2009-01-10 19:10:56
Caracas, 10 Jan (Lusa) - A Venezuela realizou hoje a sua primeira transmissão de rádio e televisão usando o "satélite socialista Simón Bolívar" (Venesat 1) cujo controle operacional foi entregue oficialmente pela China. Fabricado pela China, o Venesat 1 foi lançado a 29 de Outubro no Centro de Satélites Xichan, iniciando um período de prova que terminou hoje. Será controlado a partir de duas bases terrestres, uma em El Sombrero, no Estado de Guárico e outra em Luepe, Estado Bolívar, a sul e sudeste de Caracas respectivamente.
Segundo as autoridades venezuelanas, o novo satélite terá como prioridade o uso social e assistência a setores mais necessitados (500 comunidades), será dedicado em 45,1% à saúde e telemedicina, 20,9% à educação e telecomunicações, 15,9% ao trabalho comunitário e 6% a programas de desenvolvimento agro-alimentar.
Na área da telemedicina permitirá a realização de radiografias, ultrasons, ressonâncias magnéticas, mamografias e importantes exames médicos de populações distantes dos principais centros médicos, suprimindo a necessidade de longas viagens.
Por outro lado permitirá a divulgação de programas educativos sem a necessidade de existir uma sala de aulas física.
Segundo a ministra de Ciência e Tecnologia, Noris Orihuela, permitirá ainda melhorar o fluxo de informação através das redes de telefonia, Internet, rádio e televisão.
Segundo Yuan Jiajun, um dos responsáveis pelo projecto de construção e posta em marcha do projecto, o Vensat 1 é um dos satélites mais avançados do mundo, usa os melhores padrões de qualidade e terá uma vida útil de 15 anos. Abrangerá toda a América Central e as Caraíbas e traduz o "início da cooperação aero-espacial entre a China e a Venezuela".

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.