Seguidores do Blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Força tarefa para disponibilização de conteúdo educacional aberto

As discussões relativas ao conteúdo educacional aberto iniciaram-se em dezembro de 2008 por meio de uma série de reuniões e workshop com o Open Society Institute – um dos lideres do movimento internacionalmente e co-autor da Declaração sobre Educação Aberta de Cape Town. (ver aqui:http://www.capetowndeclaration.org/translations/portuguese-translation) Um dos workshops realizados foi na USP e seus resultados podem ser vistos aqui, inclusive apresentações: http://wiki.stoa.usp.br/OER-Workshop
Uma força tarefa internacional esta sendo organizada ao redor das discussões para o desenvolvimento de um Tool-Kit sobre recursos educacionais abertos a ser elaborado colaborativamente para posterior distribuição em escolas e universidades Brasileiras e pelo mundo.
O trabalho aproveitará trabalhos já realizados, mas tem como intenção melhorá-los e adaptá-los as necessidades Brasileiras. Além de tornar alinguagem mais acessível e apelativa a professores, educadores, e alunos.Alguns trabalhos internacionais de referência de base são OER Handbook (produzido pelo COSL) - http://www.wikieducator.org/OER_Handbook - e o rascunho produzido pela comunidade OER coordenada pela UNESCO - http://oerwiki.iiep-unesco.org/index.php?title=UNESCO_OER_Toolkit.
O objetivo deste Tool-Kit é aproximar a população brasileira, principalmente políticos, professores, educadores, acadêmicos e estudantes das discussões relativas a recursos educacionais abertos e seus benefícios, como acesso ao conhecimento e a uma ampla gama de materiais e metodologias de ensino que podem ser compartilhadas e desenvolvidas de forma colaborativa. O Tool-Kit trabalhará com conceitos básicos, estratégias de desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos, questões sobre propriedade intelectual a serem enfrentadas, além de trazer exemplos de REA que podem ser utilizados, no intento de divulgar o que já existe no Brazil e exterior.Desta forma, venho, por meio deste email, perguntar-lhes se querem fazer parte desta força tarefa contribuindo com sugestões, duvidas e conteúdo. Por favor, responder em e-mail individual para Carolina Rossini. Peço também, que enviem este email a colegas, alunos e instituições possivelmenteinteressadas em participar desta discussão. Uma lista de debate será organizada e acesso a plataforma wiki para trabalho no Tool-Kit será autorizado.
Abraço e obrigada,
Carolina Rossini
Skype: carolrossini
Coordenadora Projeto Recursos Educacionais Abertos Brasil: Perspectivas e Desafios
Apoio: Open Society Institute e Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargase
Fellow – Cooperation ProjectBerkman Center for Internet and Society
Harvard Universitye
Mônica Steffen Guise Rosina
Monica.Rosina@fgv.brCoordenadora Regional
Pesquisadora - Escola de Direito de São PauloFundação Getulio Vargas e Pesquisadora - A2K Project Yale University

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.