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segunda-feira, 23 de julho de 2012

Seleção de Tutoras/es Presenciais para curso a distância - BA


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA A COR DA BAHIA



EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORAS/ES PRESENCIAIS


O Programa A Cor da Bahia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), comunica que estarão abertas, no período de 23 de julho a 23 de agosto, as inscrições para o Processo de Seleção de Tutores/as Presenciais do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, na modalidade Aperfeiçoamento, com carga horária de 180(cento e oitenta) horas.


1.            DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1.      O presente documento rege o processo de seleção de Tutores/as Presenciais do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
1.2.      Os/As Tutores/as serão selecionados/as com base nos critérios estabelecidos no presente documento.
1.3.      O/A candidato/a que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado/a do processo de seleção.
1.4.      Após seleção, se o/a candidato/a for aprovado/a, estará ciente do perfil e atribuições dos/as Tutores/as, conforme orientações descritas nos itens 2 e 3.
1.5.      O/A Tutor/a que, após a seleção, não desempenhar suas funções conforme as diretrizes do curso, será automaticamente desligado/a.
1.6.      O/A Tutor/a selecionado/a não terá vínculo empregatício com a UFBA.


2.         PERFIL DOS/AS CANDIDATOS/AS

2.1       No ato da inscrição, o/a candidato/a deverá apresentar o seguinte perfil:

§          Possuir formação em nível de pós-graduação (no mínimo, Especialização) com especialização nas áreas de Educação e Relações Étnico-raciais, História e Cultura Afro-brasileiras, Estudos Étnicos e Africanos ou Literatura Afro-brasileira;
§          Ter conhecimento e experiência mínima de 1(um) ano em atividades típicas de ensino (nível médio ou superior);
§          Ser docente ou estudante de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.
§          Residir no município onde se localiza o pólo onde exercerá as atividades de Tutor/a (Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho ou Mata de São João).

2.2       Para a realização do trabalho, o/a candidato/a deverá:

§          dispor de 20(vinte) horas semanais para acompanhamento da turma sob sua responsabilidade;
§          observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a coordenação, com o/a Professor/a Formador/a e com os/as demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.
§          participar de reuniões em horários a serem definido pela Coordenação do Curso;
§          ter abertura e flexibilidade, pois o seu trabalho estará sujeito a críticas e sugestões.
§          possuir acesso rápido e contínuo à Internet.


3.         DAS ATRIBUIÇÕES DOS/AS TUTORES/AS

3.1            Participar de reuniões presenciais com a coordenação, quando solicitado;
3.2            Participar do Curso de Formação de Tutores, antes do início do curso;
3.3               Participar de reuniões com o Professor/a Formador/a de cada Módulo, sempre que solicitado;
3.4            Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
3.5       Orientar os estudantes na busca das informações necessárias para a construção do conhecimento e para o alcance da autonomia como estudante de educação à distância;
3.6            Acompanhar e dirimir presencialmente, nos pólos, as dúvidas dos estudantes nas atividades realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA), certificando-se de que a dúvida foi sanada;
3.7            Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.;
3.8       Orientar os estudantes sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos no AVA para a aprendizagem;
3.9            Comunicar-se com os alunos que não recorrem à tutoria ou que não realizam as atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone;
3.10            Respeitar os princípios da ética nas discussões com os/as cursistas e colegas de equipe;
3.11            Realizar, com pontualidade, as atividades previstas para a turma sob sua responsabilidade;
3.12            Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua turma na plataforma;
3.13            Apresentar um relatório de atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos dos módulo e respectivo material didático.


4.         DOS CARGOS E DAS VAGAS

4.1       Cargo: Tutores/as Presenciais.
4.2               Vagas: 6(seis), sendo 1(uma) para cada um dos municípios a seguir: Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Mata de São João.
4.3            Remuneração: bolsa mensal no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
4.4            Requisitos Básicos:
§          Ser brasileiro/a nato/a ou naturalizado/a;
§          Possuir, no mínimo, Especialização em História e Cultura Afro-brasileiras ou áreas afins à temática do curso.
§          Possuir, preferencialmente, experiência docente em programas de educação a distância;
§          Ter familiaridade e acesso à Internet;
§          Ser docente ou estudante de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.
§          Residir no município onde se localiza o pólo onde exercerá as atividades de Tutor/a.

5.            INSCRIÇÕES

5.1       As inscrições poderão ser feitas através do e-mail educacaoafrobahia2012@bol.com.br :
§          Período de inscrições: 23 de julho a 23 de agosto de 2012
§          Divulgação do resultado da primeira etapa seleção: 27 de agosto de 2012
§          Reunião com a equipe do curso (14 às 17h) no Programa A Cor da Bahia: 31 de agosto de 2012
§          Curso de Formação de Tutores: de 03 a 28 de setembro de 2012
5.2            Documentos exigidos para inscrição:
a)       Formulário de inscrição preenchido (solicitar através do e-mail educacaoafrobahia2012@bol.com.br );
b)       Currículo Lattes atualizado.


6.            PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1       O processo de seleção será realizado em 02 (duas) etapas:
1ª etapa: Análise Curricular;
2ª etapa: Curso de Formação de Tutores/as.
6.2       Após a análise curricular, serão selecionados/as 12(doze) candidatos/as para participação no Curso de Formação de Tutores/as. Dos 12(doze) selecionados/as para participação no Curso de Formação de Tutores/as, serão escolhidos/as 6(seis) com melhor desempenho.
6.3       Em caso de empate, na classificação final, terá preferência o/a candidato/a que tiver:
I) Maior Titulação na área do curso, considerada a Titulação em andamento.
II) Maior tempo de experiência em EAD.
III) Graduação em curso de Licenciatura.
IV) Maior tempo de atuação como docente do Ensino Superior.
V) Maior idade.
6.4       O resultado final será divulgado pela Coordenação do Curso no site do Programa A Cor da Bahia (http://www.acordabahia.ufba.br/).


7.         DA CONTRATAÇÃO

7.1            Requisitos para contratação
§          Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no País;
§          Estar quite com as obrigações eleitorais;
§          Estar quite com as obrigações militares, para os candidato/as do sexo masculino;
§          Disponibilidade de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, para desenvolver atividades.
§          Residir no município onde se localiza o pólo onde exercerá as atividades de Tutor/a.
7.2            Documentos para contratação:
§          Cópias do RG, CPF, Título de Eleitor com o certificado de votação na última eleição, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino) e comprovante de residência (conta de luz ou telefone);
§          Cópias dos diplomas de Graduação e Pós-graduação (frente e verso) autenticadas em cartório;
§          Currículo Lattes atualizado.


8.         DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1       A Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras poderá, a qualquer momento, determinar a suspensão do pagamento do/a Tutor/a que não cumprir suas atribuições.
8.2       Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras.
8.3       A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará a desclassificação do/a candidato/a/a, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
8.4       Em caso de desligamento da Tutor/a, será convocado/a o/a próximo/a candidato/a na ordem de classificação.


Salvador, 23 de julho de 2012.


PAULA CRISTINA DA SILVA BARRETO
Coordenadora do Programa A Cor da Bahia


PROGRAMA A COR DA BAHIA
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Estrada de São Lázaro, 197, Salvador – BA, CEP 40.210-730

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