Seguidores do Blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Inaugurada a primeira Escola Virtual do Mercosul

Escola foi inaugurada pelo Ministro Aloizio Mercadante e pela Embaixadora da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias

São Paulo - Foi inaugurada na terça-feira, 6, pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e pela Embaixadora da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, a Escola Virtual do Mercosul, rede de formação e capacitação virtual, integrada por especialistas e instituições de reconhecimento internacional e com representação nos quatro países do Mercosul, que tem como objetivo desenvolver a economia digital e promover a integração econômica no bloco.
A Escola Virtual do Mercosul está constituída por cursos de capacitação online, serviços de informação e comunidades de prática, para cidadãos, micro, pequenos e médios empresários, instituições de ensino e pesquisa, e organizações, dos setores privado e público, nas esferas federal, estadual e municipal, além de atores da sociedade civil.
Iniciativa de intercâmbio de experiências e conhecimentos e aprendizagem é um centro de referência por sua qualidade formativa, alto nível e impacto das metodologias aplicadas em temas estratégicos da Sociedade da Informação e Comércio Eletrônico.
Entre os produtos oferecidos estão 30 cursos de formação prática, com a presença de tutores especializados; oficinas; conferências; seminários e fóruns online. As temáticas desenvolvidas prioritariamente são na área de Comércio Eletrônico e abordam assuntos como negócios pela internet, segurança em assinatura digital e eletrônica, redes sociais e posicionamento web, aspectos legais, regulatórios, tributários e alfandegários de comércio eletrônico.
O objetivo da Escola Virtual do Mercosul, e os benefícios para o bloco são: reduzir as assimetrias no acesso ao Comércio Eletrônico e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); promover negócios pela internet, no Mercosul e América Latina; e contribuir para o crescimento econômico no bloco, além de desenvolver e consolidar a Sociedade da Informação nos países do Mercosul, através do aumento da capacitação.
No ano passado, por exemplo, o crescimento das economias do bloco foi de 8% em Argentina, Brasil e Uruguai e de 14% no Paraguai, superando todas as outras uniões aduaneiras ou associações de livro comércio do mundo. O Mercosul também representa 66% do faturamento do comércio eletrônico na América Latina, o que correspondeu, em 2010, a cerca de 17 bilhões de reais.
A Escola Virtual do Mercosul é um dos principais resultados do projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul. Concebida com a preocupação de ser sustentável, com uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação e novas mídias, foi desenhada a serviço da educação virtual, com a proposta de tornar-se um modelo efetivo de Gestão do Conhecimento. A inauguração foi realizada no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.