Siga o blog por email

Seguidores do Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ALGUMAS RAZÕES PARA VOCÊ PARTICIPAR DO 1º ENPED

O 1º ENPED promete ser um desafio para os seus organizadores e para quem já está matriculado em um dos seus cursos ou oficinas.
Vários são os motivos para essa crença:
ü  É um evento formativo, cujo objetivo é trabalhar questões do cotidiano do professor que se dedica à docência virtual;
ü  Foi desenhado para atender ao professor que realmente se interessa pela profissionalização da docência na Ead;
ü  Terá um alto índice de qualidade, em seus resultados, tendo em vista o currículo dos professores convidados para fazer a orientação da aprendizagem;
ü  A relação professor/participante por turma é da ordem e 20 participantes para cada professor orientador, de modo a garantir disponibilidade e dedicação;   
ü  A metodologia se baseia nos princípios da andragogia e da aprendizagem vivencial de David Kolb.
Tudo isso sem contar o desafio de estar com a Professora Joelma de Riz, discutindo as questões polêmicas dos processos psicossociais da aprendizagem a distância. Seus impactos nos resultados da aprendizagem virtual e na gestão do ensino a distância.
Acredita-se que o estudo desses processos possa melhorar a compreensão e gestão de outro ponto polêmico da EaD no Brasil: a EVASÃO.
A evasão costuma ser chamada atualmente da doença da EaD no Brasil. Isso porque as suas causas são na grande maioria desconhecidas, associadas a fatores subjetivos, emocionais, tecnológicos etc. Ninguém melhor do que o Professor Moran para refletir e avaliar com você algumas questões que de certa forma estão ligadas a EVASÃO, além daquelas que vemos e ouvimos em nossa caminhada docente.
Outro viés interessante e também polêmico ficará por conta da chegada da TV Digital na EaD, considerando o estágio atual da EaD no país, a desigualdade social brasileira e o modelo educacional vigente, nascido e mantido a partir de concepções da aprendizagem em sala de aula presencial.   Como entender que a TV digital possa ser uma ótima mediação na aprendizagem a distância? Nesse contexto o Prof. Daniel Pataca, grande colaborador desse projeto brasileiro, traz para o ENPED a sua experiência do fazer, nesse assunto, e dividirá com os participantes algumas propostas de mudanças para receber e trabalhar com a TV Digital na Educação a Distãncia.
Associada a esse contexto, teremos a presença significativa do professor Marco Silva, grande incentivador e inventor de novas práticas de interação e colaboração na EaD. Acredita-se que a sua experiência em tratar as questões difíceis da EaD seja de fato a sua marca, como orientador, como professor e pesquisador. Nesse encontro o professor trará a sua experiência e algumas novidades sobre a importância da interação e colaboração no desenho do material didático para a EaD.
E finalmente, a formação do professor além das questões pedagógicas. Assunto que nos deixa de certa forma ansiosos e perplexos, diante da sua complexidade. Como refletir na ação, sem a possibilidade de participar dela. Se a grande maioria dos professores da EaD ainda carrega os mesmo argumentos, estigmas e praticas da sala de aula presencial.  Se a grande maioria ainda recebe capacitação para a docência da repetição, da pedagogia da transferência.  
Nesse sentido o professor Enilton incentivará a discussão propondo algumas reflexões e análises à luz de cases a serem avaliados, considerando nesse contexto algumas novas realidades, desafios e desencontros da profissionalização da docência na virtualidade.
1º Enped - Evento totalmente online
Data: 15 a 25 de janeiro de 2010
Saiba mais: http://www.enped.com.br/ 

Assessoria de Comunicação da WR3 EaD
Janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.