Seguidores do Blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

II Curso On-Line de Introdução à Estatística para Pesquisa Clínica

O Centro Internacional de Pesquisa e Ensino do Hospital A.C. Camargo (Hospital do Câncer de SP) realizará curso pela Internet, na modalidade de extensão universitária, com carga horária de 48 h (8 semanas).

Início previsto para 27 de outubro de 2008.
Informações e inscrições:
http://www.accamargo.org.br/index.php?page=385&idCurso=235
<http://www.accamargo.org.br/index.php?page=385&idCurso=235>

Objetivo: Revisar conceitos gerais de estatística aplicada à pesquisa médica, abrangendo estatística descritiva, inferência estatística, uso de software para análise estatística, planejamento experimental e diferentes tipos de pesquisa clínica experimental e epidemiológica em medicina, avaliação de qualidade de trabalhos científicos. O curso é ministrado seguindo uma abordagem prática e aplicada, utilizando softwares para o aprendizado e exercicios práticos (Epi Info for Windows, o qual será distribuido gratuitamente para os alunos do curso).

Programa do Curso

Introdução à Estatística
Noções conceituais de estatística e metodologia quantitativa de pesquisa e ensaios clínicos. Método científico. Variação biológica. Conceitos básicos: população, amostra, variável, distribuição, probabilidade, descrição, inferência. Os diferentes tipos de testes estatísticos e sua aplicabilidade. Exemplos de inferência estatística. Qui-quadrado, teste t, correlação e regressão lineares.

Prática de Análise Estatística
Análise estatística prática em medicina utilizando o EPI-INFO.
Características do software. Módulos. O módulo de análise. A base de dados. Perguntas de pesquisa a serem feitas. Estatística descritiva: média, desvio-padrão, freqüências, gráficos exploratórios, etc. Análise de contingência: qui-quadrado. Calculo de risco. Análise de correlação.
Teste de diferenças. Teste t e análise de variância. Seleção de sub-amostras, definição de variáveis.

Planejamento Experimental de Pesquisas Clínicas
Como são realizadas pesquisas e ensaios clínicos. Ensaios retrospectivos e prospectivos. Aleatorização. Amostragem. Estudos cegos e duplo cegos. Fases da pesquisa clínica. Planejamento experimental, estudos caso-controle, longitudinais e cruzamento. Cálculos de risco. Meta-análise e sua aplicação na medicina baseada em evidência. Conceitos básicos de medicina baseada em evidência.

Avaliação da Qualidade de Trabalhos Científicos
Como avaliar a qualidade de um trabalho de pesquisa clínica do ponto de vista quantitativo. Elementos de um trabalho científico original em medicina farmacêutica. Processo de publicação. Revisão pelos pares.
Planejamento experimental adequado, e uso adequado de estatística.
Apresentação em tabelas e gráficos. Referências bibliográficas.

Coordenação e Docência:
Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, fisiologista, professor associado aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil; professor de informática médica, bioestatística e metodologia científica da UNICAMP e ex-professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (graduação e pós-graduação). Fundador e presidente do Instituto Edumed, especialista em educação a distância.
http://renato.sabbatini.com

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.