Seguidores do Blog

sábado, 13 de setembro de 2008

*SFD - Dia da Liberdade de Software 2008 *

*- Sobre o evento SFD 2008 *
O "Dia da Liberdade de Software" é uma celebração anual da Liberdade deSoftware realizada simultaneamente em diversas localidades do mundo. A Iniciativa Espírito Livre promoverá, nos *dias 19 e 20 de setembro*, a comemoração da data. Venha passar um fim de semana divertido com muita informação, brindes, demonstrações e palestras. Tudo regado a muito software livre!

O ES não pode ficar de fora dessa! Em 2007, o Dia da Liberdade de Software foi comemorado no município de Cariacica e contou com a presença de vários atores do cenário nacional do software livre. Num total foram mais de 300 eventos acontecendo durante o mesmo dia, em diversas partes do mundo, em 2007. Este ano queremos repetir a oportunidade .

Em um mundo cada vez mais digital, mais e mais pessoas dependem de softwares em suas experiências diárias. O software influencia como interagimos com os outros, desfrutando de meios distintos, votamos, pagamos, e trilhamos nosso caminho. O Software aponta nossa forma de vida, nossas liberdades básicas como liberdade de associação, liberdade de pensamento, liberdade de escolha e muito mais, sem esquecer que das muitas pessoas não se dão conta da importância e da influência do software e outras tecnologias em suas vidas.

O que queremos decidir com essa tal "Liberdade de Software"? A Liberdade de Software se trata de um futuro tecnológico e em que possamos confiar, que seja sustentável e que não impactue negativamente as liberdades humanas básicas que damos por garantidas. Sistemas eleitorais não confiáveis podem levar a uma inquietude civil e a falta de confiança nos orgãos governamentais. Softwares-Espiões que vigiam o que escutamos, nossos detalhes bancários e a quem enviamos emails podem ser instalados em nossos computadores sem nosso consentimento. A codificação regional de filmes introduz uma barreira artificial para o conteúdo internacional; Onde está nossa escolha pessoal? Os formatos de dados proprietários podem representar um impedimento para acessarmos nossa própria informação! A Liberdade de Software pode ser mantida por sistemas transparentes (como Softwares Livres e Softwares de Código Aberto) que estão baseados em formatos abertos, seguros e sustentáveis, incluindo formatos de dados e protocolos de comunicação.

*O evento na Grande Vitória acontecerá no CEFET – Unidade Vitória, localizado na Avenida Vitória, 1729 - Bairro Jucutuquara – Vitória/ES.* *

- Sobre a programação*
O evento *ocorrerá na sexta-feira, dia 19, a partir das 18:00hs. No sábado, dia 20, as atividades começam às 08:00 até às 17:00*. O SFD 2008 visa colocar os participantes em contato com diversas iniciativas e projetos nacionais e internacionais. Para isso apresentará em sua grade programação diversas palestras, entre elas:

- Software Livre, como assim? - Almir Mendes de Araújo
- Desktop publishing livre, com Scribus - Hélio S. Ferreira
- Software Livre na Educação: Animações interativas, Ciência e Arte - Ulisses Leitão
- Maquete 3D interativa com Blender - Johnson Sudré
- Multiterminais com GNU/Linux - Márcio Kleber Torres
- Linux e o mercado de trabalho - Rubens Monteiro do Nascimento Junior
- Java: Até onde podemos ir tomando café - Rubens Monteiro do Nascimento Junior
- Alforriabuntu: Customização do Ubuntu para Secretaria de Educação de Vila Velha/ES - Guilherme Chaves de Oliveira
- OpenOffice.org Brasil - Projetos que nasceram aqui! - Vanessa Cândido

O SFD 2008 também contará com os seguintes mini-cursos e Workshops:

- Como criar uma publicação usando o Scribus - Hélio S. Ferreira
- Desenvolvimento de Aplicações com PyGTK e Glade 3 - Ronoaldo Pereira
- Importando arquivos do AutoCAD no Blender 3D - Johnson Sudré
- Introdução a modelagem e animação 3D - Ulisses Leitão
- Migre facilmente todos os seus documentos para o formato ODF! - Vanessa Cândido
- Personalizando Menu e Barra de Ferramenta no BrOffice.org - Vanessa Cândido
- Mala Direta no BrOffice.org - Vanessa Cândido

Entre os palestrantes já confirmados estão:

Hélio José Santiago Ferreira - Vitória/ES
Engenheiro. Educador, palestrante e consultor em software livre. Atuando junto ao Comitê para Democratização da Informática (CDI) ensina Gimp, Inkscape e Scribus. Atua como designer gráfico nas revistas eletrônicas BrOffice.org Zine e Revista Fedora Brasil. É um dos editores da Linux-ES Zine. Membro atuante da comunidade de software livre no estado.

Prof. Dr. Ulisses Azevedo Leitão - Caratinga/MG
Professor e pesquisador, com doutorado em física na Alemanha, diretor de tecnologia da Flux Softwares, criador do projeto Muriqui Linux e de sua personalização para o Ministério da Educação em 2006. Participou de diversos projetos na área de desenvolvimento de distribuições Linux, como o Projeto LibertasBR (UFMG), Muriqui Linux (Doctumtec), Linux Educacional (MEC) e
Prolinux (Flux Softwares). Atualmente com interesse focado na pesquisa e desenvolvimento da Informática Aplicada à Educação, está engajado na utilização de Software Livre em organizações do setor público e privado, desde 1998.

Ronoaldo José de Lana Pereira - Caratinga/MG
Bacharel em Ciência da Computação pelas Faculades Integradas de Caratinga. Membro da equipe de desenvolvimento da distribuição ProLinux, pela Flux Softwares, onde desenvolve ainda atividades de Capacitação Linux. Professor do curso de Ciência da Computação, ministrando a disciplina Tópicos Especiais em GNU/Linux, no curso de Ciência da Computação, e Comunicações Móveis, no curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações.

Johnson Sudré - Vitória/ES
Desenhista técnico, animador 3D e programador de jogos eletrônicos. Trabalha com computação gráfica desde 1994. Prestou serviços para as grandes empresas do E.S. (CEGELEC, CST, CVRD, CESAN, RODOSOL, ARACRUZ CELULOSE, CNO) e nas minas em CATOCA - Angola. Atua no setor de construção civil como desenhista desenvolvendo maquetes 3D interativas. Atua também em projetos sociais oferecendo oficinas de animação com Softwares Livres em comunidades carentes em parceria com o setor privado. Instrutor da oficina de animação no projeto Circuito Cultural de Vitória promovido pela PMV. Desenvolve ainda animações e vinhetas para o setor de comunicação.

Márcio Kleber Torres - Vila Velha/ES
Autodidata e apaixonado por tecnologias, entre elas, informática, com conhecimento em Linux/Windows, Servidores Linux, Multiterminais/LSTP com GNU/Linux, Java/C/C++Shell, Html/css/java script/php/flash, Joomla e atualmente integrante da comunidade Multilinux.

Almir Mendes de Araújo - Vitória/ES
Profissional atuante na área de TI há cerca de 10 anos e aluno do curso de ciência da computação na FAESA. Atualmente é analista de sistemas e desenvolvedor, faz parte da equipe de TI da Spirit Linux, uma empresa líder em soluções GNU/Linux e sistemas Open Source no Espírito Santo. Membro atuante da comunidade Linux-ES e um dos mantenedores da comunidade, ajudando a organizar eventos de difusão do software livre em todo o estado do Espírito Santo.

Rubens Monteiro do Nascimento Junior - Vitória/ES
Analista de Sistemas/Programador Java, C, C++, C# a 12 anos, autodidata. LPIC-1. Instrutor Linux, Java, Redes, Delphi, ASP, Mysql no Senac, Mindworks e Unitera. Proprietário da POINT Training and Consulting - Empresa Especializada em treinamentos Linux, Java, Cisco, Mysql.

Guilherme Chaves de Oliveira - Vila Velha/ES
Aluno do curso de Gestão em Tecnologia da Informação da Faculdade Novo Milênio. Instrutor e membro da equipe de apoio à projetos pedagógicos nos Laboratórios de infomática da rede municipal de Vila Velha/ES. Idealista e desenvolvedor da personalização de sistema Alforriabuntu, além de orientador à migração do mesmo dentro da rede.

Vanessa Cândido - Vitória/ES
Colaboradora do Projeto OpenOffice.org Brasil, atua na área de Treinamento e Consultoria em Linux e OpenOffice.org / BrOffice.org no ES há 08 anos.

Além das palestras e mini-cursos/workshops, também estão previstos sorteios de bolsas de estudo em cursos na Grande Vitória, Cds, Dvds, peças e equipamentos para computador, entre outros, a serem realizados durante o todo o evento.

*- Sobre a inscrição*
A inscrição para o SFD 2008 será um kilo de alimento não-perecível. O montante arrecadado ao final do evento será contabilizado e posteriormente oado a uma instituição beneficente da Grande Vitória.

*- Justificativa*
O Software Livre é um fenômeno social e tecnológico em franca expansão. Para a sua popularização, dentro da política pública do Governo Federal do Brasil, o Fórum Internacional Software Livre cumpre o papel de principal fórum de discussão técnica, política e social sobre Software Livre no Brasil. O número crescente de comunidades desenvolvedoras de código de forma cooperada no mundo reflete-se também no território brasileiro. Esse fato exige um espaço regular de reconhecimento e discussão, para potencializar negócios baseados em software livre. Também faz-se estratégico demonstrar a potência e a fertilidade desse movimento em ascensão. A produção de um fórum de caráter internacional atende a esses anseios e seus resultados confirmam o acerto da decisão de produzi-los.

Ao estimular o uso e desenvolvimento de software livre e de código aberto, investe-se na produção e qualificação do conhecimento local a partir de um novo paradigma de desenvolvimento sustentado e de uma nova postura, que insere a questão tecnológica no contexto da construção de mundo com inclusão social e igualdade de acesso aos avanços tecnológicos.

Espera-se ainda com SFD 2008 uma maior interação entre profissionais de diferentes áreas do mercado e governo com alunos, incluindo assim os próprios alunos do CEFETES e outras instituições de ensino. Tal interação é saudável para ambos, e aproxima os diferentes mundos dos saberes.

*- Objetivos *

Objetivos Gerais
Reunir a comunidade nacional e internacional interessada em desenvolvimento e aplicação de software livre e de código aberto, para o compartilhamento de experiências e conhecimento, de modo a estimular o seu uso crescente, o aprimoramento de tecnologias e a difusão da filosofia do compartilhamento e da criação colaborativa.

Objetivos Específicos
Promover e estimular o intercâmbio de experiências entre as diversas iniciativas através de soluções com Software Livre e de código aberto, difundindo seu caráter de alternativa tecnológica viável;
Promover o uso e o desenvolvimento de software livre e de código aberto, como uma alternativa econômica, com custos efetivamente menores do que os ofertados tradicionalmente pelas soluções proprietárias;
Fortalecer as políticas públicas do Governo Federal de adoção de software livre e de código aberto;
Estimular o uso do software livre e de código aberto como base de programas de inclusão digital e fomentar a adoção de negócios em tecnologia da informação baseado em software livre.

*- Público-Alvo *
Professores, pesquisadores e estudantes das diversas áreas; empresários, profissionais e técnicos do setor; entusiastas de tecnologia, diretores e técnicos da área governamental; público em geral e interessado na área de informática, nos impactos sociais das tecnologias de informação e comunicação, e na discussão da liberdade do conhecimento nas suas diversas formas.

*- Instituição Executora *
A Iniciativa ESPÍRITO LIVRE (IEL) é uma associação civil sem fins-lucrativos (em fase de criação), com sede em Cariacica/ES. Reúne colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral. Tem ainda por objetivo tornar o software livre difundido amplamente em nossa sociedade, não somente em nosso entorno mas nos diversos setores de nossa sociedade como o poder público e privado, escolas e universidades, grupos de usuários, empresas, instituições do terceiro setor, entre outros, tornando possível e real sua utilização, propiciando espaços de discussão, fomento, apoio e organização de iniciativas nas mais diversas áreas relacionadas, como eventos e outras formas sociais de forma a atingir os objetivos acima citados.

Apóia em diversas frentes ações de divulgação e de base, relacionadas ao software livre. Quanto a eventos estivemos na realização do DFD – Document Freedom Day, FLISOL, SFD – Software Freedom Day.

Quanto a projetos apoiamos de forma direta ou indireta o CDLivre (CE), CD Programas Livres (Lisboa-Portugal), Ebook - GNU/Linux para Newbies e o Livro - A Computacao pessoal e o Sistema Operacional Linux, entre outros.

*- Maiores informações *
Site Oficial do evento aqui do estado: http://www.sfd.espiritolivre.org/
Site da Iniciativa Espírito Livre: http://www.espiritolivre.org/

João Fernando Costa Júnior
Coordenador GUBrO-ES - Grupo de Usuários de BrOffice.org do ES / Iniciativa
Espírito Livre / Equipe Bestlinux
Linux User #422133
Ubuntu User #16167

____________________

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.