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domingo, 15 de março de 2009

Seminário "Comunicação e Mobilidade" - BA

Nos dias 18, 19 e 20 (quarta, quinta e sexta) deste mês, das 14:30 h. às 17:30 h. o Prof. Antonio Fidalgo oferecerá uma série de 3 Seminários, sobre o tema "Comunicação e Mobilidade". Os seminários terão lugar na FACOM em sala ainda a ser designada. A série está dirigida especialmente para pesquisadores e estudantes de pós-graduação, porém estudantes de Graduação com interesse em Cibercultura, Jornalismo Online e áreas afins são benvindos.
As inscrições (gratuitas) serão feitas no local. Haverá uma certificação expedida pelo GJOL/PPCCC.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Curso online Gênero e Diversidade na Escola - RJ

Com a proposta de fornecer elementos para transformar as práticas de ensino e desconstruir preconceitos, o curso on-line Gênero e Diversidade na Escola (GDE), desenvolvido há três anos pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), será realizado entre os meses de maio e setembro de 2009. A expectativa é de que participem cerca de 3 mil profissionais da educação vinculados à rede pública de ensino, que devem ser provenientes dos 20 municípios que aderiram a esta edição do programa. As inscrições, realizadas exclusivamente via Internet, ficam abertas até o dia 27 de março.

O programa é resultado de uma parceria do CLAM com ministérios do governo federal (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Educação), com a Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro e com secretarias municipais de educação da região metropolitana e do interior fluminense. Ao longo do curso, que é dividido em módulos, são abordadas cinco temáticas: gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência e participação juvenil.

A educadora Leila Araujo, coordenadora geral do projeto, chama atenção para a importância do programa, tendo em vista que a formação regular dos professores ainda não oferece capacitação adequada para a abordagem desses temas. Além disso, Leila destaca que a escola, sendo uma das mais importantes instituições sociais, é um lugar privilegiado e motivador de mudanças: “A escola tem capacidade para atingir toda a sociedade, através da ação multiplicadora de uma nova mentalidade”, avalia.

Para a professora Ambrosina Gomes da Conceição, da rede estadual do Rio de Janeiro, que participou do projeto-piloto do GDE, realizado em 2007, o curso permitiu que os educadores percebessem as possibilidades de atividades que podem ser implantadas no ambiente escolar contra diversos tipos de preconceito. Segundo Ambrosina, o que se nota hoje é uma dificuldade dos professores em lidar com tais assuntos, em parte por falta de conhecimento a respeito. “A questão da diversidade deve ser pensada nacionalmente, sem perder o foco local, pois cada estado e cada cidade possuem suas peculiaridades nesse aspecto”.

O GDE, que tem 244 horas de duração e será certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é um curso semi-presencial, sendo considerado de atualização pelo MEC. Ao todo, serão ministradas três aulas presenciais e as demais via Internet – no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As turmas terão no máximo 40 alunos.

Coordenadora executiva do GDE, Cláudia Regina Ribeiro, informa que podem se inscrever no programa professores de qualquer disciplina:

“Na realidade, qualquer um envolvido no processo pedagógico, como diretor/a, inspetor/a, coordenador/a, é interessante que se aprofunde nesses temas, mas nosso objetivo principal são os professores e professoras”, afirma, acrescentando que ao final do curso será distribuído um caderno com sugestões de atividades para serem realizadas em sala de aula.

Sobre o número de jovens que serão atingidos pelo GDE, Cláudia destaca que “este é um dado incomensurável”, na medida em que muitos dos professores da rede pública lecionam também em escolas particulares e até em outros municípios, o que deve ampliar de maneira considerável os efeitos do programa.

A seleção dos municípios participantes buscou abranger, de forma equilibrada, as diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Para cada município, dependendo do número total de professores, serão oferecidas de 100 a 200 vagas para o curso.

Participam desta edição do programa os municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Maricá, Mangaratiba, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Paraty, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, São Gonçalo, São João de Meriti.

Para mais informações, acesse o hotsite do GDE. http://www.clam.org.br/gde/

terça-feira, 3 de março de 2009

MEC seleciona Consultores(as) para avaliação de cursos da UAB - DF

PROJETO 914BRA5002 EDITAL Nº 033/2009/SEED/MEC
1. Perfil: Consultor avaliador para implantação,implementação e execução de cursos sendo 01(um) por região.
2. Nª de vagas:05 (cinco)
3. Qualificação educacional: Nível superior na área de Pedagogia,História, Administração, Ciências Sociais ou Letras.. Preferencialmente com especialização.
4. Experiência profissional: Experiência de, pelo menos, 02(dois) anos em programas de Educação a Distância . Conhecimentos em informática (pacote Office e moodle)
5. Atividades: 01) Elaborar relatórios técnicos a respeito de implementação dos cursosUAB nos
pólos selecionados nos editais da UAB .02) Pesquisar e avaliar os dados referentes à execução dos cursos aprovados no âmbito UAB 03)Sistematizar informações no banco de dados referentes aos cursos nos pólos da UAB.04) Registrar e consolidar os dados articulados entre proponentes de cursos e pólos.05) Articular os cursos da Rede de Educação para a Diversidade nos pólos do Sistema UAB.06)Sistematizar e registrar a articulação dos cursos da Rede de Educação para Diversidade.07) Analisar as avaliações das bibliotecas dos pólos e identificar o diagnóstico da infraestrutura dessas bibliotecas com base no cruzamento das informações dadas pelo coordenador do pólo, pelos coordenadores das IES ofertantes de cursos no pólo e pelas IES responsáveis pela compra dos livros para os pólos do primeiro edital da UAB .08)Identificar as articulações das novas entradas de cursos e pólos no Sistema UAB, registrando e sistematizando as informações.
6. Produtos/Resultados esperados: Produto 1 Documento técnico de descrição do processo de articulação dos cursos do segundo edital e da execução dos cursos do primeiro e segundo edital da UAB no âmbito do Sistema UAB na região determinada.Produto 2 Documento Técnico sobre expansão e reedição dos cursos nos pólos do primeiro e segundo edital da UAB na região determinada. Documento técnico da análise dos projetos pedagógicos dos novos cursos aprovados
para oferta no Sistema UAB na região determinada.Produto 3 Documento Técnico sobre a implantação dos cursos UAB em parceria com a SECAD nos pólos UAB na região determinada..Produto 4 .Documento técnico com diagnóstico da situação das bibliotecas dos pólos
do primeiro e segundo edital da UAB e parecer sobre o envio e processo de envio dos livros aos respectivos pólos na região determinada.Produto 5 Documento Técnico do processo de transição de pólos e cursos programa Pro-Licenciatura para o Sistema UAB na região determinada. Documento Técnico das reuniões de áreas e do desenvolvimento das atividades nos ambientes virtuais das comissões de cursos UAB na região determinada.Produto 6 Documento técnico com sistematização das informações referentes aos novos pólos e cursos da UAB sinalizados e aprovados pela comissão de trabalho do Plano de Ações Articuladas (PAR) na região determinada.
7. Local de Trabalho: Brasíla/DF
8. Duração do contrato: De até 09(nove) meses
Os interessados deverão enviar o CV do dia 02/03/2009 até o dia 06/03/2009 no endereço eletônico Gpcti@mec.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

MEC seleciona Consultores(as) para avaliação de cursos técnicos a distância - DF

PROJETO 914BRA5002 EDITAL Nº 016/2009/SEED/MEC
1. Perfil: Consultor avaliador de projetos de cursos técnicos na modalidade a distância sendo
01(um) para cada região do país .
2. Nª de vagas:05 (cinco)
3. Qualificação educacional: Nivel superior completo, licenciatura ou bacharelado em um dos seguintes cursos : Administração, Direito, Sociologia, Comunicação ou Física.Exigida formação pós-graduada latu sensu em Educação, Sociologia, Direito ou Educação a Distância.
4. Experiência profissional: Experiência mínima de 02 (dois) anos em elaboração ou gerenciamento de projetos de cursos na modalidade a distância.
5. Atividades: 01) Realizar levantamento da situação da oferta e execução dos cursos técnicos à
distância aprovados no ãmbito do Edital 01/2007/SEED/SETEC nas diversas regiões.02) Avaliar por meio de estudo técnico, as condições dos pólos de apoio presencial aprovados no ãmbito do Edital 01/2007/seed/setec, incluindo dados sobre estrutura física e organização pedagógica do atendimento aos alunos matriculados . 03) Indicar estratégias para o biênio 2009/2010 relativas à ampliação e expansão dos cursos de educação profissional de nível médio à distância nas unidades federativas no âmbito do Programa e-Tec Brasil, com base em relatórios e documentos técnicos do Programa .04)Indicar estratégias para o biênio 2009/2010 relativas à ampliação e expansão dos pólos de apoio presencial nas unidades federativas, no âmbito do Programa e-Tec Brasil, com base em relatórios e documentos tácnicos do Programa . 05) Participar e fornecer dados gerados pelos relatórios técnicos à Comissão de Análise e Acompanhamento do Programa, quando da realização de reuniões técnicas.06)Elaborar relatório final das condições de oferta e implementação do Programa e-Tec de acordo com a distribuição dos Estados.. .
6. Produtos/Resultados esperados: Produto 1 Documento Técnico contendo a identificação das condições da oferta e execução dos cursos técnicos à distância aprovados no âmbito do Edital 01/2007/SEED/SETEC, da região determinada . Produto 2 Documento Técnico contendo a identificação das condições dos pólos de apoio presencial aprovados no âmbito do Edital 01/2007/SEED/SETEC, incluindo dados sobre estrutura física e organização pedagógica do atendimento aos alunos matriculados, da região determinada.. Produto 3 Documento Técnico contendo os estudos de levantamento de demandas regionais e indicação de estratégias de ampliação e expansão dos cursos de educação profissional de nível médio para o biênio 2009/2010 no âmbito do Programa e-Tec Brasil, da região determinada. Produto 4 Documento Técnico contendo as estratégias de ampliação e expansão dos pólos de apoio presencial para o biênio 2009/2010, no âmbito do Programa e-Tec Brasil, da região determinada. Produto 5 Documento Técnico contendo a metodologia para a avaliação de cursos técnicos na modalidade a distância e seleção de pólos de apoio presencial, da região determinada.
7. Local de Trabalho: Brasília/DF
8. Duração do contrato: De até 08 (oito) meses
Os interessados deverão enviar o CV do dia 02/03/2009 até o dia 06/03/2009 no endereço eletrônico Gpcti@mec.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.
Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

MEC seleciona Consultores(as) para avaliação da infraestrutura dos pólos da UAB - DF

PROJETO 914BRA5002 EDITAL Nº 015/2009/SEED/MEC
1. Perfil: Consultor Avaliador da implementação da infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humanos dos Pólos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta . Um consultor para cada região .
2. Nª de vagas:05 (cinco)
3. Qualificação educacional: Nivel superior em uma das seguintes áreas : Administração, Economia,Estatistica ou Ciências Contábeis com pós-graduação lato sensu ou stricto sensu nas áreas de Educação ou de Gestão; conhecimento em informática com ênfase em elaboração e análise de banco de dados. .
4. Experiência profissional: Experiência de 02(dois) anos em projetos ou programas de educação a distância para avaliar a infra-estrutura física, para análise de informações de espaço físico relacionando a capacidade de atendimento; infra-estrutura tecnólogica , para análise de quantidade de computadores associada à capacidade de atendimento a alunos e demandas de cursos; laboratórios pedagógicos para análise da adequação dos instrumentos utilizados e as demandas dos cursos e de recursos humanos nos Pólos do Edital I e II do Sistema Universidade Aberta.do Brasil e Pólos Pró-Licenciatura.
5. Atividades: 01)Analisar os dados referentes à implantação e sustentabilidade dos Pólos .02) Analisar as avaliações dos Pólos e elaborar documento técnico a respeito do processo de implementação da infra-estrutura física e tecnólogica .03) Pesquisar e avaliar os dados sobre a gestão acadêmica e operacional dos Pólos do Sistama UAB e Pólos Pró Licenciatura .04) Pesquisar e mapear os municípios/pólos e micro-regiões brasileiras para identificação das demandas por formação no ensino superior visando a implementação dos cursos. .05) Analisar o potencial dos Pólos para a oferta e/ou reedição de novos cursos , a partir das demandas apresentadas, cruzando com as informações sobre a infra-estrutura.06) Sistematizar e avaliar os dados referentes à infraestrutura física, tecnólogica e de recursos humanos dos pólos de Apoio Presencial.
6. Produtos/Resultados esperados:
Produto 1 Documento técnico sobre a implantação e sustentabilidade dos pólos da região determinada, a partir da triagem da documentação encaminhada pelos Estados e Municípios.
Produto 2 Documento técnico de avaliação sobre a infraestrutura física e de recursos tecnólogicos dos Pólos de Apoio Presencial do Sistema Uab da região determinada, a partir dos dados disponibilizados pelos mantenedores e Coordenadores de Pólos e Comissão Nacional de Avaliação Externa.
Produto 3 Documento Técnico de avaliação sobre a infra-estrutura física e de gestão acadêmica dos Pólos do Pró-Licenciaturada região determinada para levantamento da viabilidade de incorporação desses Pólos ao sistema UAB.
Produto 4 Documento Técnico sobre o levantamento de demanda por formação inicial e continuada nos Municipios/Pólos UAB da região determinada, tendo em vista a orientação da oferta de cursos.
Produto5 Documento Técnico de indicação das adequações de infra-estrutura necessárias, para a
ampliação da potencialidade dos Pólos UAB da região determinada, visando a oferta e reedição de
novos cursos.
Produto 06 Relatório Técnico sobre a avaliação da infra-estrutura física, tecnológica
e de recursos dos Pólos de Apoio Presencial vinculados ao Sistema UAB e Pólos Pró-licenciatura da região determinada.
7. Local de Trabalho: Brasilia/DF
8. Duração do contrato: de até 09 (nove) meses.
Os interessados deverão enviar o CV do dia 02/03/2009 até o dia 06/03/2009 no endereço eletrônico Gpcti@mec.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.
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