Seguidores do Blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um bom destino para o seu e-lixo - BA

 Uma boa causa

 E-LIXO DOANDO E AJUDANDO

O projeto para arrecadação de lixo tecnológico computacional é uma parceria da UFBA, Programa Onda Digital e a Empresa Júnior de Informática infojr.

O que posso doar?

Computadores, impressoras, mouses, teclados e periféricos de informática.

Como doar?

Levando os equipamentos na sala da InfoJr no Instituto de Matemática da UFBA, localizado no Campus de Ondina, Av. Admar de Barros, S/N . Ondina - CEP: 40170-110.

Como será utilizado minha doação?

Em capacitações de metareciclagem, oficinas de robótica livre e artesanato com lixo tecnológico em ações de extensão, ou seja, atividade da Universidade em comunidades de baixa renda.

Dúvidas

ondadigital@ufba.br

  • (71) 3283-6293/6765/6268
  •             (71) 9162-4039      
  •             (71) 8171-7327      

quarta-feira, 25 de maio de 2011

JOVAED 2011 - Jornada Virtual ABED EAD


Tema:  “O Aprendiz de EAD no Brasil – Quem é, do que Precisa?”

            A EAD continua a crescer no Brasil em todos os setores educacionais. O número de alunos aumenta embora saibamos relativamente pouco sobre eles.  Tanto a literatura científica brasileira, vista através de teses universitárias e periódicos de cunho acadêmico, bem como o próprio CensoEAD.Br  Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil (da própria ABED), revelam uma surpreendente falta de informação descritivo do alunado de EAD, particularmente suas características cognitivas, demográficas e comportamentais. Talvez esse fato seja uma demonstração de que ainda estamos presos a uma parte do paradigma educacional antigo, no qual o professor/instituição determina o quê será estudado e como será estudado, enquanto no novo paradigma o aluno tem ampla oportunidade de escolha o quê e como. Se lembramos que os “estilos de aprendizagem” de seres humanos são variados e complexos, e que as novas tecnologias permitem a aprendizagem “sob medida” para cada aprendiz, então como podemos oferecer uma educação moderna sem conhecer, em profundidade, os nossos alunos?  “Analytics” (analítica) é uma nova abordagem para entender dados e informação, permitindo uma compreensão mais profunda, mais sofisticada e mais transferível a outras aplicações, e,  consequentemente, servindo cada vez melhor os alunos, objeto principal da EAD . A ABED encoraja toda a comunidade nacional de EAD, tanto instituições quanto profissionais, a compartilhar com os participantes dessa Jornada Virtual seus métodos e resultados de pesquisa na tentativa de “conhecer ao máximo” seus alunos, suas necessidades, hábitos de estudo, formas de comunicação e outros aspectos imprescindíveis para o planejamento de programas de EAD, apoio aos alunos e aperfeiçoamento continuado do nosso ensino, seja formal ou informal.
Como sempre, trabalhos sobre os mais variados assuntos da EAD podem ser apresentados nos conclaves da ABED. Nesta Jornada Virtual, trabalhos científicos, relatos de experiências significativas e propostas de mesas-redondas (multi-institucionais ou não) elaborados em torno deste tema terão prioridade na programação.
 
Fredric M. Litto
pela Comissão Organizadora
Jornada Virtual ABED de EAD

segunda-feira, 9 de maio de 2011

VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - MG

ESUD 2011 - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

Data: 03 a 05 de outubro de 2011
Local: Ouro Preto -MG
Tema: A EAD e a tranformação da realidade brasileira

O Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) é uma realização periódica da Associação Universidade em Rede (UniRede). Em sua oitava edição, o evento terá como tema a “A EAD e a transformação da realidade brasileira”.
Entre os dias 3 e 5 de outubro, na cidade de Ouro Preto - Minas Gerais, alunos, tutores, professores,coordenadores de pólo, gestores e demais interessados em EAD poderão assistir palestras, apresentar trabalhos, participar de grupos de discussão e mini-cursos. A expectativa é de um público de 800 pessoas.
Durante as atividades, os participantes poderão refletir sobre a teoria e a prática da EAD aplicadas atualmente. A programação do evento vai abordar aspectos da modalidade no campo social, evidenciando suas potencialidades enquanto transformadora da realidade brasileira.
O ESUD 2011 visa também uma ampla articulação entre parceiros de modo a fortalecer suas bases associadas e a promover o espírito colaborativo entre seus membros.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SENAI/SP abre vagas em EAD - SP

Seguem informações sobre vagas abertas pelo SENAI SP


Especialista em Educação Profissional
http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=646


Clique nos links de cada vaga para conhecer o Comunicado de Processo Seletivo com todas as informações sobre cada uma delas.
O prazo para pré-inscrições termina no dia 13 de maio de 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Site mostra postos de coleta de lixo eletrônico mais próximos da sua casa

Basta inserir o CEP e o tipo de aparelho para ter acesso a relação dos locais de descarte

Se você é viciado em tecnologia e se preocupa com o meio ambiente, saiba que o Instituto Sergio Motta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo criaram um site que encontra os locais mais próximos da sua casa para você se livrar daquele celular velho que, se jogado no lixo, pode contaminar o solo, a água e o ar com substancias tóxicas.

O site funciona desde março de 2010 e utiliza a plataforma Google Maps para encontrar os postos de coleta de lixo eletrônico mais próximos. Para saber onde descartar, basta inserir o seu CEP e o tipo de resíduo – baterias, pilhas, celulares, computadores, etc -, para ter acesso a relação dos locais de descarte.

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, são todos aqueles equipamentos eletrônicos que não possuem mais utilidade, e se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Um bom exemplo é quando uma bateria de celular é jogada em aterros não controlados. Os metais tóxicos podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado.

Segundo o Instituto Sergio Motta, o número de postos de coleta de lixo eletrônico computados pelo site eram poucos no começo, mas atualmente existem mais de 700 locais cadastrados só na Grande São Paulo.

Agora não tem mais desculpa na hora de descartar seu lixo eletrônico: http://www.e-lixo.org/

Pesquisa personalizada
Se quiser, pode copiar e reproduzir os artigos aqui publicados, desde que sejam citadas a fonte e a autoria.